Algumas técnicas que estimulam a criatividade das crianças

A criança pode utilizar fragmentos de objectos, peças de brinquedos estragados e aos mais diversos desperdícios para fazer as suas construções. Este processo diverte-as, pois há uma variedade de soluções inesperadas e surpreendentes. A livre associação de imagens, recortadas de revistas, proporcionam a realização de colagens surrealistas.

A criança é sensível ao carácter lúdico da colagem, que joga com diversas formas de abordar o real, aprimorando sua capacidade de improvisação e humor. No mundo virtual, a criança pode encontrar uma infinidade de passatempos. Há jogos, livros e vídeos desenvolvidos especialmente para capturar a atenção dos pequenos e, ainda, aperfeiçoar suas habilidades, como a percepção visual e a coordenação motora

Alguns sites oferecem livrinhos de histórias com imagens grandes e pouco texto, páginas que permitem desenhar e pintar na tela do computador ou que oferecem desenhos para colorir. Existem também vídeos educativos ou animações desenvolvidas para crianças, jogos de encaixe, labirinto, quebra-cabeças de peças grandes etc. Essas actividades, praticadas no computador, tendem a apurar a percepção visual e a orientação espacial. O uso do “rato” e a observação da tela também estimulam a coordenação dos olhos e das mãos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: